Cartório Notarial em Lisboa
     Dr. Pedro Nunes Rodrigues
 

Logotipo

17 de Maio 2021

    
 

Segurança

Segurança

A segurança na navegação online, na utilização de dados pessoais e confiança nas transacções pressupõe que estejam reunidas um conjunto de boas práticas e normas de segurança.

Sempre que receber um sms ou e-mail de notificação, confirme com muita atenção todos os dados da mensagem. Estes têm que coincidir com os dados por si introduzidos para a realização da operação.

O NotarioOnline nunca lhe pedirá a introdução do Código de Acesso, a não ser na sequência de uma operação que tenha sido por si iniciada.

Responsabilidade do Utilizador

A segurança dos dados e informação introduzida são, também, da responsabilidade do utilizador.

Porque a melhor proteção é a prevenção, passamos a enumerar algumas boas práticas para uma utilização segura de serviços web

1. Não abra mensagens de correio electrónico de origem duvidosa
Este é o meio mais utilizado para a propagação de vírus criando, muitas vezes, uma porta de entrada para um hacker aceder ao seu computador.

O que fazer quando recebe mensagens de correio electrónico com ficheiros anexos de origem ou conteúdo duvidoso?

  • Não deve abrir antes de se certificar, junto do remetente, que o conteúdo é seguro e que a mensagem foi de facto enviada por ele;
  • Não deve reencaminhar a mensagem; 
  • Não deve responder à mensagem;
  • Deve apagar a mensagem sem a ler mesmo que o assunto seja apelativo;

 2. Desactive a opção de pré-visualização do correio electrónico
Alguns vírus são camuflados e enviados no código das mensagens de correio electrónico formatadas como html. Se tiver a opção ‘Painel de pré-visualização’ activa, uma mensagem potencialmente perigosa será processada automaticamente e o seu computador será infectado pelo vírus que vem na mensagem. Por isso deve desactivar a opção ‘Painel de pré-visualização’.

3. Instale um antivírus e mantenha-o sempre actualizado
O software antivírus ajuda a proteger o seu computador contra grande parte dos vírus, trojans (Cavalos de Tróia), worms e outro tipo de programas maliciosos. Estes programas podem danificar gravemente o computador.

4. Utilize um firewall pessoal
Um firewall é instalado e utilizado num computador pessoal com o objectivo de ajudar a impedir acessos remotos não autorizados a dados ou recursos do seu computador quando está ligado à Internet. Sem firewall, o computador não tem protecção contra hackers ou outro tipo de ataque.

 

Responsabilidade NOTARIOONLINE

1. Equipamento 

Servidores externos, que possuem soluções especialmente concebidas para resolver os problemas colocados pela utilização de serviços web, nomeadamente sistemas de firewall profissionais.

2. Infra-estrutura do sistema 

Monitorização constante e analise permanente do sistema, dos acessos e das operações.

3. Política de Privacidade online 

O NotarioOnline assegura a privacidade das suas informações, não utilizando ou divulgando os seus dados a nenhuma entidade externa, para qualquer fim comercial.

 

 
   
 
NotarioOnline cliente Web v1.0.0.8 / NotarioOnline Server v1.0.0.4